Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Sou a prima mais velha de uma turma de 32 primas! Gosto de rir e de fazer rir. Adoro conversar, mas principalmente de ouvir. Beber Mate, vinho e Martini. Ver filme aos sabados com os amigos. Sou fiel aos meus sentimentos e respeito os dos outros. E de escrever, é lógico!

sexta-feira, outubro 12, 2012

Renova-se a Esperança


"Que tipo de homem é o que não tenta fazer do seu mundo um lugar melhor?" (Cruzadas)

Eleição em 1933, na Rua das Laranjeiras/RJ, a primeira aberta para o voto feminino

Me envergonho ao lembrar das mulheres que foram à luta, gritaram, brigaram, apanharam e morreram, para que hoje nós, mulheres, tivéssemos o direito de votar.
Mulheres que não tinham direito a nada, mas que se levantaram e saíram das sombras, pintaram cartazes e bateram panelas para serem ouvidas.
Me envergonho por que, mesmo com esse direito, joguei meu voto no lixo, por não conseguir encontrar um candidato que se adequasse às minhas expectativas.
A cada período de eleição vou ficando mais desiludida com as pessoas que se propõem a serem os representantes do povo.
Me emociono ao ver a juventude politizada e empolgada nos debates. Penso: "ainda temos esperanças"
Com o tempo observei que posso conhecer um bom e honesto candidato. Aquela pessoa cheia de boas intenções, idéias e planos e que seria a esperança de todo cidadão.
Mas caso esse meu candidato honesto consiga se eleger pode lhe acontecer duas coisas durante o seu mandato; se ele continuar honesto o sistema o "engole", isto é, ele será jogado nas armadilhas da burocracia, onde não conseguirá colocar um prego na parede de uma escola ou liberar um pacote de gaze para um ambulatório. Ou o "sistema" o engole, e passa a percorrer caminhos, talvez até sem perceber, e adquirir vícios nocivos iguais aos daqueles que antes ele criticava.
A "coisa" corrupta já está entranhada nas paredes dos prédios públicos e nos parece ser uma doença contagiosa, infelizmente.
Quem poderá nos ajudar nessa missão de moralizar o país?
A princípio penso que nós, mulheres, mães e avós! Nós temos essa responsabilidade nas mãos.
Podemos criar pessoas que sejam honestas e capazes no futuro.
Sabem aquela história de plantar uma sementinha hoje, pra que alguém lá no futuro tenha um local com sombra, pra se sentar em baixo de uma árvore? É praticamente isso! Precisamos plantar nossas sementes hoje!
Começar a mudar as crianças hoje para que no futuro o Brasil seja um lugar governado por pessoas melhores. Precisamos moldar o caráter de nossas crianças.
Ensinar uma criança a ter valores, respeitar o próximo, ter virtude cívica, amar o país, usar as palavrinhas mágicas (Obrigada, Por favor e Dê licença), jogar o lixo no lixo, não mexer no que não é seu, devolver a quem perdeu, cuidar dos animais, não desperdiçar comida e etc, parecem coisas tão banais que com o tempo vão sendo esquecidas e, para alguns, vão se tornando sem importância. Mas são exatamente esses pontos que vão tornar uma criança em um adulto correto.
Só o que me dá arrepio é pensar que os "velhacos" que hoje estão no poder e que também tem ou terão netos e, por maldade, exemplo ou por hereditariedade, continuem suas canalhices nas gerações seguintes.



1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Perfeito Léo!

Parabéns por nos levar a mais esta reflexão.. nunca é tarde . Bjs

domingo, outubro 28, 2012 10:48:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Created by Crazyprofile.com