Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Sou a prima mais velha de uma turma de 32 primas! Gosto de rir e de fazer rir. Adoro conversar, mas principalmente de ouvir. Beber Mate, vinho e Martini. Ver filme aos sabados com os amigos. Sou fiel aos meus sentimentos e respeito os dos outros. E de escrever, é lógico!

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Escola pra quê?


Toda manhã de segunda-feira é a mesma coisa: a avó não consegue fazer a neta de oito anos se levantar de imediato para ir para a escola.
Enquanto toma banho para colocar o uniforme a menina começa com as perguntas:
- Não quero ir vó!
- Mas tem que ir !!
- Mas por que vó?
- Por que como diz na televisão? "Lugar de criança é na escola"!
- Mas quem disse isso? Aposto que não foi uma criança! Por que pra mim lugar de criança é na rua brincando, é na praia, é no mato, é na laje soltando pipa. Quem disse que lugar de criança é na escola?
- Foram os homens do governo e pronto!
- E eu preciso obedecer? por que?
- Por que se os homens do governo souberem que você não vai pra escola, vão pensar que estamos colocando você pra trabalhar em vez de estudar!
- e a senhora vai presa, vó?
- Não vou por que você vai se levantar daí e vai pra escola agora!
- Mas por que?
- Por que se você não for pra escola não passa de ano!
- Passo sim! Todo ano tem festa de fim de ano e a gente passa para o outro ano!
- Não é isso que estou falando menina!
- Você precisa ir pra escola pra aprender as coisas da vida!
- Vó você foi pra escola?
- Não! então é por isso que você precisa ir, pra ser melhor do que eu!
- Ninguém é melhor do que você vó! e meu vô também não foi pra escola!
- E por isso ele teve que trabalhar na roça a vida toda! Você vai ser diferente! Você vai aprender muito lá!
- Mas, vó eu não entendo nada o que aquela professora diz!
- Um dia você vai entender, é só prestar atenção!
- Eu presto atenção, vó! Mas minha cabeça fica cheia de perguntas!
- Ué, que bom né? isso quer dizer que você tá aprendendo a pensar!
- Aprendendo a pensar? que isso, vó?!! eu já sei pensar! vê só.... viu? tô pensando!
- não é isso menina, é outra coisa
- Olha só, vó, como não dá pra entender: A professora diz: Quem descobriu o Brasil? aí eu respondo: Pedro Álvares Cabral !
- Muito bom, minha neta! viu? você já aprendeu!
- É mas aí eu fico pensando: ele tava sozinho dentro daquele navio? não tinha mais ninguém com ele? será que não foi o moço que tava lá em cima do navio que viu o Brasil primeiro? então não será que foi esse moço que descobriu o Brasil?
- Menina, você tem cada idéia!!
- Quer ver outra coisa que não entendo? A professora disse que os escravos vieram de um lugar chamado África. Mas eles eram malucos? Pra que sair de lá pra ser escravo aqui?
- Ai, menina, você faz cada pergunta!!
- Não faço não, vozinha, por que se eu fizer essa pergunta na aula a professora briga comigo!
- Por que você vai criar confusão na sala!
- Então, escola pra quê?
- Ora, pra você conviver com outras crianças da sua idade, brincar !
- Mas isso eu faço na rua quando encontro minhas amiguinhas!
- Menina na escola é diferente! Lá você aprende as letras, as contas! Aprende sobre os outros lugares do mundo!
- Ah! isso é verdade! Outro dia a professora falou sobre "algarismos romanos"... primeiro eu fiquei um tempão pensando o que era algarismos e quando ela explicou eu pensei: "por que as professoras gostam de falar do jeito que a gente não entende? por que ela não disse logo "números"?
- Por que ela queria ensinar uma nova palavra pra vocês!
- E romanos? vó, quando eu soube o que era romanos eu fiquei assustada a aula toda!!
- Mas por que isso?
- Por que fiquei pensando: se temos que aprender os números desses romanos é por que eles vão invadir o Brasil e nós já precisamos saber os números deles! Fiquei muito assustada!
- Não é nada disso, menina! Eu também não sei direito sobre esses números, mas eu não fui na escola e você já está sabendo.
- Pra mim a melhor hora da escola é a hora da merenda! Adoro o almoço da escola: macarrão com salsicha, arroz com peixe
- Menina! a escola não é só pra isso
- Mas vó, então, você não foi a escola, meu vô não foi a escola e estão aí vivinhos até hoje...
- Mas poderíamos estar vivendo muito melhor e você vai aprender tanta coisa...
- Sei! Vó a professora só fala de jeito estranho. Ela fala: Se você comprar uma pizza e dividir em oito pedaços e comer um, que fração da pizza você comeu? Aí eu pergunto pra você vovó: Nós algumas vez compramos uma pizza pra eu saber como ela é? e se eu comer um pedaço dessa coisa, eu já comi um pedaço! por que tem que falar em fração? eu sei lá o que é fração? um pedaço de uma coisa é um pedaço de uma coisa. E pronto!
- ah! minha neta eu não sei explicar tudo pra você e é por isso que você está lá na escola pra aprender e me ensinar.
- Como assim?
- Indo para a escola você vai aprender não só a ler e a escrever, você vai aprender a história do Brasil, as coisas que aconteceram e que acontecem no mundo.
- E isso é importante vó?
- É claro que é. Você sabendo as histórias antigas, você vai saber como as coisas vão ficar no futuro. Com a escola você terá uma chance maior do que eu, seu avô e sua mãe. Pra trabalhar na roça ou na faxina você só precisa mesmo saber pegar na enxada e na vassoura. Com a escola você vai sentar em frente da televisão e vai entender tudo o que o moço do jornal tá falando. Com a escola você vai poder escolher o melhor caminho pra sua vida e não vai ser fácil enganar você. E não vai ser só na hora do moço da padaria te dar o troco! Você não vai ser passada pra traz em momento algum. Indo a escola você vai ser uma brasileira de verdade.
- Mesmo eu não sabendo o que é oxítona?
- Mesmo assim! e um dia você vai me explicar quem é esse tal de oxítona! Agora acabe de se arrumar pra não chegar atrasada na escola!
- Ah! vó, e eu que pensei que você só queria que eu fosse pra escola pra ficar em casa sozinha e sossegada por algumas horas!
- Também isso minha neta!
- Vó eu já sei o que eu vou ser quando crescer: eu quero ser professora!
- Ta certo menina, aí você vai entender certinho a resposta de “escola pra quê”?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Created by Crazyprofile.com