Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Sou a prima mais velha de uma turma de 32 primas! Gosto de rir e de fazer rir. Adoro conversar, mas principalmente de ouvir. Beber Mate, vinho e Martini. Ver filme aos sabados com os amigos. Sou fiel aos meus sentimentos e respeito os dos outros. E de escrever, é lógico!

domingo, setembro 04, 2011

Saudade

Eu queria saber se isso de que só a língua portuguesa conhece a palavra Saudade é verdadeiro. Então saí pesquisando e descobri que a palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". E que ela foi "criada" na época dos descobrimentos para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define a melancolia causada pela lembrança, a mágoa que sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e está como a sétima palavra de mais difícil tradução.
Gosto da palavra "Saudade". É a minha palavra preferida na língua portuguesa! Gosto da maneira que ela passeia por minha boca. Talvez seja por que gosto de palavras que tenham a letra "D" - doar, dar, Deus, dádiva. São lembranças de quando estava sendo alfabetizada - "O dedo da Diva dói" - e eu sentia tanta pena da Diva!!
Só não gosto de senti-la em alguma de suas formas.
Se sentimos saudade de alguém ou de algo que, mesmo não estando próximo, se pode, de alguma maneira, "matar" essa saudade, ela é até tolerável. Se sentimos saudade de alguém que está longe, em outro estado ou país, ainda temos a possibilidade de enviar uma carta, um torpedo, ou telefonar. Se estamos separados por influência da vida, mesmo assim, sabemos que a qualquer momento, mesmo que demore muito, reencontrar esse nosso objeto da melancolia. Há uma chance, mesmo que remota, dessa saudade ser substituída pela alegria do encontro.
Mas e quando a saudade é de alguém ou de algo que se foi irremediavelmente? Onde não há retorno de quem partiu? Quando o sentimento é de perda total?
Essa saudade dói e dói muito!É essa dor que tenho sentido.
Tenho pessoas amadas que se foram pra sempre que me deixaram um imenso vazio no peito. Pai, tios, amigos.Mas a minha maior e mais recente dor tem sido a saudade da minha gata, minha filhota adorada!



Afinal foram dezenove anos de milhares de "miaus", de companheirismo, de dormir sentindo sua barriguinha quente encostada em minhas pernas, de assistir tv com seu corpo deitado ao lado do meu no sofá. É uma saudade que me faz, as vezes, ouvir seu miado dentro de casa, ou de me fazer esquecer que ela não está mais aqui e pensar em chamá-la para comer.
Essa saudade infinita e sem chance de ser aplacada tem feito com que eu demore a dormir. Eu ainda sinto o seu cheiro e a maciez do seu pelo. Ainda espero que ela pule na minha cama de madrugada me fazendo acordar assustada
Eu sei que ela se foi e que nunca mais vou poder pegá-la no colo e é isso que me faz chorar de saudades.
O dia da saudade é comemorado no dia 30 de janeiro.
Estranho... é o dia do meu aniversário também.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Eu imagino. Não gosto da palvra, pq já senti muita. Saudade de morte... Ai, foi a primeira vez q quis morrer.

segunda-feira, setembro 05, 2011 9:22:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Created by Crazyprofile.com